Como Encontrar Soluções Para Os Problemas No Trabalho?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Problemas, e quem não os têm? Todas as pessoas em algum momento da vida vivenciam isso, às vezes essas dificuldades vêm do meio familiar e pessoal e outras vêm do meio profissional.

Mas quando se trata de encontrar soluções para os problemas do trabalho, o que é preciso fazer então?

Gosto de aplicar uma técnica chamada estudo de caso – essa ação consiste em analisar todos os fatores prejudiciais envolvidos, bem como seus motivos e possíveis influenciadores, para que então se possam traçar soluções mais específicas ou globais.

Quando o assunto é trabalho, é claro que isso gera até um nível maior de estresse, afinal de contas, todo o seu dinheiro é retirado dele, e por isso que problemas sempre atrapalham e muito, não só no contexto produtividade, mas em outros que também são vitais para o valor profissional, como: qualidade, resultado e boa performance.

Encontrar as soluções deve ser sua meta primordial para resolver a questão.

Como Encontrar Soluções Para Os Problemas No Trabalho?

Problemas com o horário de trabalho

Pode parecer besteira, mas não é, quando o assunto é horário isso também é importante. Se você já vive sob um “sistema” de atrasos, isso pega mal para o seu perfil profissional.

Não adianta dizer que você faz de tudo, porque isso não é verdade. Nesse caso é melhor rever seu comprometimento com seu emprego.

O que te faz chegar mais tarde?

  • Trânsito?
  • Relógio biológico?
  • Cansaço?
  • Desmotivação?
  • Doença?

Depois de analisado esses fatores sobre o assunto é hora de direcionar, focar, ou seja:

  • Você precisa fazer um esforço maior para acordar mais cedo.
  • Você precisa alimentar-se melhor.
  • Precisa tomar as medicações nas horas corretas.
  • Precisa encontrar motivação dentro de si mesmo.
  • Precisa procurar um médico ou fazer exercícios.
  • Precisa aprender a conversar de forma mais amigável.
  • Precisa cumprir prazos.
  • Precisa ter mais paciência consigo e as pessoas.

São várias as propostas de melhoria que podem ser feitas de maneira correta. No entanto, é preciso muita determinação da sua parte. Esquivar-se do problema nunca é uma boa ideia!

Problemas na comunicação?

Se o que você tem vivenciado se relaciona com desafios da comunicação, é preciso investigar se você não está gerando situações de estresse, fazer acusações infundadas, ser injusto, não aceitar opiniões e sempre estar envolvido com conflitos são fatores que geram estresse e dificuldades. Seja você um líder ou não, é preciso avaliar seu tom de voz, volume e além, verificar se seus gestos são amigáveis ou não.

Eu tenho um volume de voz alto e costumo ser exigente, à medida do tempo percebi que minha forma de falar parecia mais como uma repreensão, do que como um pedido. Depois de alcançar mais maturidade fui mudando a maneira de falar e ajustando as colocações, dessa forma as pessoas as quais eu me dirigi em determinado momento – acabaram por serem mais compreensíveis, aceitando mais facilmente determinada tarefa pela minha nova forma de agir, ao invés de colaboradores estressados e desestimulados, passei a ter profissionais engajados e motivados! Note a diferença, a partir de uma breve mudança!

Ambiente salutar

Qualquer que seja o trabalho, o emprego ou a função é importante que se aprenda a manter um ambiente organizacional de qualidade, saudável. Todo colaborador tende a sentir muita pressão durante o dia a dia, proveniente das responsabilidades e exigência que são inerentes ao cargo, por esse motivo que priorizar um clima agradável é um grande incentivador de resultados.

As soluções só serão geradas a partir de um reflexão profunda do que é preciso mudar e de como é possível mudar. Estratégias existem aos montes, basta só saber por onde começar!

Sucesso e um forte abraço!

 

 

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *