Como Adequar Sua Vida A Um Novo Trabalho?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Uma hora ou outra você verá que a mudança profissional será inevitável ou consequência de outras ações, pode ser que você tenha sido demitido do emprego anterior ou que recebeu uma proposta mais atraente, logo dá início a um novo processo onde a adaptação torna-se essencial.

É claro que adaptar-se a uma nova realidade exige muita sabedoria, embora as funções possam ser semelhantes, a empresa é diferente, as regras e cultura organizacional também e por isso conhecer as políticas de gestão – é vital para seu bom relacionamento como novo componente de uma equipe.

Como Adequar Sua Vida A Um Novo Trabalho?

Hoje destacarei o que é importante fazer para adequar sua vida a um novo trabalho, vamos lá?

  • Otimismo- comece o dia no novo trabalho, com muito otimismo. Pense positivo, tenha um sorriso agradável no rosto e mantenha o bom humor.
  • Chegue cedo- não há nada tão ruim para a imagem, como chegar atrasado logo nos primeiros dias de trabalho, ainda que você tenha uma função elevada, é sempre importante dar o bom exemplo e mostrar compromisso com sua carreira.
  • Mantenha os números de telefone por perto- tenha em mente que por mais que você seja um excelente profissional, dúvidas podem surgir, nesse caso é bom ter alguns números de telefone por perto, consulte aqueles que confia e que estão lá para prestar-lhe algum tipo de auxílio, prefira fazer muitos questionamentos para colegas de trabalho, infelizmente a inveja pode surgir e você ser informado de algo de forma que possa se prejudicar, alguém simplesmente pode passar orientações equivocadas ou falsas.
  • Seja educado e paciente- ninguém é obrigado a engolir “sapo” de ninguém. Ainda que você tenha uma personalidade difícil, muito exigente ou criteriosa, deve lembrar que a primeira imagem gera bastante impacto, nesse caso o melhor a ser feito é ser gentil, educado e paciente com os demais, mesmo que você entre no cargo como supervisor ou chefe, é preciso entender que ser admirado é melhor do que ser temido!
  • Conheça os setores da empresa- nem toda empresa tem o costume de apresentar um novo colaborador para os demais setores, por esse motivo, caso você não veja iniciativa de seu superior a respeito disso, vá você mesmo em cada sala/escritório e apresente-se: “Olá, eu sou Marcelo e sou novo por aqui, a partir de hoje estou no setor de RH e qualquer coisa que vocês precisem, ficarei satisfeito em poder ajudar, como vocês se chamam”? Mostre-se disponível e deseje um bom dia para os demais, dessa forma sua entrada será apreciada e colaborativa. Além disso, conhecer os setores mostra boa vontade e interesse da sua parte. 
  • Grave os nomes e ramais- é claro que é praticamente impossível gravar todos os nomes no mesmo dia, mas faça o máximo de esforço para manter os nomes bem “frescos” em sua mente. Para isso anote em uma agenda nomes, telefones, ramais e cada função da qual aquela pessoa é responsável, assim fica fácil de gerenciar seu trabalho e solicitar algo para cada profissional em específico. 
  • Anote tudo- senhas, nomes, números e códigos – talvez isso não esteja impresso, para tal será preciso, portanto, que anote tudo de maneira a facilitar o trabalho durante o dia a dia. 
  • Compreenda suas funções- esteja atento a tudo o que for dito que será preciso realizar ou desenvolver referente o Esteja inspirado a executar tudo com qualidade e eficiência – à medida (no tempo) que isso for possível. É bom também que anote as atribuições, já que muitas informações não podem ser armazenadas instantaneamente.

Pois é, você viu que são dicas simples, mas que facilita e muito a convivência e experiência inicial, quanto à nova adaptação de um novo trabalho!

Sucesso!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *