Um Tempo para o Corpo e a Mente

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

A mente e o corpo é a interligação de todas as coisas, incluindo a mente, o corpo, e sua ligação com o ambiente em que vivemos.

A partir desta perspectiva, a saúde não é apenas a ausência de doença ou sintomas; é um estado de bem-estar, equilíbrio e vitalidade. Somos saudáveis quando somos capazes de digerir tudo o que ingerimos, extraindo o que é nutritivo e eliminando tudo o que não nos servem.

Isso inclui a nossa comida, nossos relacionamentos, nosso trabalho, e todas as nossas experiências de vida. Doença, ao contrário, desenvolve-se quando existe uma ruptura ou um bloqueio no fluxo de energia e informação no nosso corpo-mente.

Os sintomas e doença são o sinal do corpo de que precisamos para restaurar o equilíbrio, eliminar o que está causando os bloqueios e restabelecer o fluxo saudável de inteligência.

Por isso acredito que devemos não só cuidar da saúde do corpo, mas da mente e para isso precisamos ter um tempo para cuidarmos da nossa saúde. Mas muitas pessoas se apegam a alguns pensamentos, como…não tenho tempo de me exercitar, minha rotina em casa e no trabalho é intensa e não tenho tempo para mim.

Realmente na sociedade que vivemos a cada dia a competição, a velocidade em que as coisas se processam, tempo parece algo precioso e instinto na vida da grande maioria das pessoas.

Mas temos que nos adaptar às nossas rotinas e encontrarmos um tempo para cuidarmos do corpo e da mente. Aqui neste post vou lhe apresentar algumas estratégias para você encontrar tempo em meio a uma rotina agitada.

Um Tempo para o Corpo e a Mente

Tire um tempo por dia para acalmar sua mente

Há várias formas de acalmar a mente, seja através de técnicas para respiração, yoga, meditação, ou até mesmo ficar sozinho ouvindo uma boa música, ou lendo um bom livro.

Enfim acalmar a mente significa desligar a sua mente do seu trabalho, da sua casa, dos seus problemas por certo período de tempo. A meditação é uma das ferramentas mais poderosas para restaurar o equilíbrio para o nosso corpo e mente. Na meditação, você experimenta um estado de consciência tranquila em que seu corpo está descansando profundamente enquanto sua mente está acordado embora tranqüila.

Ter uma dieta saudável

Ter uma dieta saudável, que inclua os três principais macronutrientes (carboidratos, proteínas, gordura). Para isso basta ter uma refeição diversificada dando preferência para frutas, verduras, legumes, carnes magras, grãos integrais.

Comer é nossa função corporal mais vital. Para criar um corpo e uma mente saudável, a nossa comida deve ser nutritiva. Nutrição Ideal vem de consumir uma variedade de alimentos que são devidamente preparados.

Uma maneira simples de se certificar de que você está recebendo uma dieta equilibrada é a de incluir os seis sabores (doce, salgado, azedo, picante, amargo e adstringente) em cada refeição.

Os sabores picantes, amargos, adstringentes, são anti-inflamatórios e aumentam o metabolismo. Estes sabores são encontrados em alimentos tais como rabanetes, gengibre, mostarda, pimentão, espinafre, cogumelos, chá, lentilhas e assim por diante.

Além de incluir os seis sabores em cada refeição, se concentrar em comer uma variedade de alimentos frescos e preparados na hora, ao eliminar, ou pelo menos limitar os itens que são enlatados ou congelados ou altamente processados.

Mova seu corpo!

O exercício físico regular oferece incríveis benefícios para o seu corpo e mente. Com ele você passa a ter mais massa muscular, força, capacidade aeróbica, densidade óssea, e diminuição do colesterol e de problemas depressivos.

Se exercitar não só mantem o corpo jovem, mas também mantém a mente vital e promove o bem-estar emocional. Pesquisas feitas já demonstraram que a atividade física produz mudanças biológicas que aumentam a capacidade do cérebro de aprender, adaptar e executar outras tarefas cognitivas. Exercício pode reverter os efeitos nocivos do estresse e depressão da depressão

A dica é encontre uma atividade aeróbica que você goste e se exercite  de três a quatro vezes por semana, durante vinte a trinta minutos. Certifique-se de incluir o treinamento de força em seu programa de exercer sistematicamente os principais grupos musculares do corpo. A chave é começar devagar, encontrar atividades físicas que você gosta, e fazê-los regularmente. Você ficará surpreso com a rapidez com que você aumentar sua resistência e entusiasmo para se mover e realizar as suas tarefas diárias.

Tenha um bom sono

Um sono reparador é a chave essencial para ter saúde e energia vital. Quando você está bem descansado, você pode se aproximar de situações estressantes com mais calma, mas o sono é muitas vezes negligenciado. Na realidade, ao longo do tempo, o sono inadequado perturba o equilíbrio do organismo, enfraquece nosso sistema imunológico, contribui para o ganho de peso e depressão, e acelera o processo de envelhecimento.

Os seres humanos geralmente precisam de entre seis e oito horas de sono reparador por noite. Um sono reparador significa que você não está usando medicamentos para conseguir dormir, mas que você consiga dormir naturalmente.

Seguindo essas dicas aos poucos você consegue mudar o seu estilo de vida, tornando se mais saudável e ativo.

Se você gostou deste post compartilhe com seus amigos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *