Separando as Coisas: Tempo para Família!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

A rotina agitada do dia a dia, trabalho, casa, escola, as vezes a necessidade de se ter mais de um emprego, tudo isso produz muitas vezes um sentimento de frustração familiar.

Devido às necessidades a família acaba ficando em segundo lugar, e muitas vezes achamos que é impossível conciliar tudo e ter uma vida profissional e familiar feliz.

Nós sentimos culpados por não dedicarmos o tempo que queríamos para a nossa família. Quando observamos uma família feliz queremos descobrir o segredo. Mas o que quero dizer neste post é que não há segredo, a questão é saber separar as coisas e priorizar aquilo que nos trás um retorno positivo.

Mas você deve estar se perguntando…eu preciso trabalhar, preciso estudar, como conseguir tempo para  a família? Essa é a grande interrogação que paira sobre muitas famílias. Este post foi feito para poder lhe ajudar a encontrar o caminho do equilíbrio entre uma rotina agitada e a sua vida familiar.

Separando as Coisas: Tempo para Família!

Dicas para saber dar prioridade às coisas importantes

Ao estabelecermos prioridades em nossas vidas, evitamos perder tempo com coisas desnecessárias e improdutivas, sobrando assim mais tempo para a família.

As dicas que apresento agora vai lhe ajudar a ter esse discernimento do que é prioridade para sua vida.

Descubra o que é essencial

Tire um dia e fique sozinho em um lugar tranquilo e com um papel e caneta em mãos responda a seguinte pergunta: O que há de mais essencial em sua vida? Faça uma longa lista de todos os compromissos em sua vida, todas as coisas que você quer fazer, em seguida, escolha apenas 4ou 5. Pode ser difícil, mas fazendo estas escolhas difíceis é crucial. Desta pequena lista faça outra com apenas 3 coisas essenciais, ou seja aquelas que você realmente acredita que você não pode viver sem.

Agora você tem em mãos 3 coisas que realmente são essenciais e que realmente valem a pena lutar e sacrificar em prol delas. Essa atitude é importante porque agora está claro para a sua mente o que é realmente importante. E todos os dias você vai trabalhar o foco em cima das três áreas que você definiu como essencial para sua vida. Leia mais no nosso outro post : Realmente vale a pena?

Desapegue de compromissos desnecessários

Muitas vezes desperdiçamos o nosso precioso tempo com compromissos desnecessários. Planejamos o nosso dia e de repente surge um compromisso ou um convite que pode minar o seu tempo.

Aí você deve estar pensando mas se for um compromisso de trabalho? Bem aqui vou te dar uma dica para você saber se o seu compromisso é necessário ou não.

A grande dica é você fazer a seguinte pergunta para você mesmo…Este  compromisso se alinha com a minha lista de itens essenciais para minha vida. Se a resposta for não, saia desse compromisso que é perda de tempo.

Às vezes, isso vai significar amigos e pessoas decepcionadas, mas sua família está na lista de prioridade então vale a pena. Vou lhe dar um exemplo para melhor compreensão.

Sexta- feira final de expediente, todo mundo saiu mais cedo do serviço e te convidaram para um happy hour. E você já sabe que sábado de manhã você já tem um compromisso de jogar futebol. Dentre sua lista de prioridade está sua família e sua saúde. O que você deve fazer? Você deverá abrir mão do happy hour e chegar mais cedo em casa e levar sua família para jantar e no sábado de manha você estará livre para jogar o seu futebol e socializar com os seus amigos.

A atitude que você tomou deixou sua família feliz por ter dado prioridade a ela e você ainda ficou bem para fazer um esporte que é bom para a saúde e ainda pode se socializar com os amigos.Daí a importância da lista que relatei no tópico anterior.

Simplifique a sua programação

Diferente de compromissos existe outras coisas que você pode se livrar de sua agenda e lista de tarefas. Você pode parar de tentar fazer tudo, e dar espaço em sua agenda? Não coloque o dia cheio de compromissos e tarefas e projetos. Deixe espaços.

Como por exemplo, você trabalha demais, e na sua hora de almoço sempre vai ao banco pagar contas. A dica é coloque suas contas em débito automático e tenha mais horas livres no seu almoço.

Crie datas ou horários para sua família

Agora que você já criou algum espaço em sua vida, tente criar uma data ou horário permanente para passar mais tempo com sua família. Isso pode significar 20 minutos todas as noites quando você chega em casa com sua esposa, ou uma data semanal que vocês poderão sair, ou fazer uma caminhada ou ler com seu filho todas as noites, caso tenha mais de um filho tente estabelecer um horário de 1-2 horas por semana com cada criança. Coloque isso no seu cronograma, e torne-o como a coisa mais sagrada que você tem para fazer.

Não deixe a tecnologia roubar seu tempo

A televisão e a internet tem roubado muitas famílias, os prejuízos são muito grande, a principal característica é a falta de comunicação entre os membros de uma família.

A dica aqui é assista menos TV! Você pode facilmente salvar uma hora por dia, se você cortar TV ou apenas ver somente o seu programa favorito.

Limite seu tempo online. Hoje o facebook tem consumido o tempo e horas de sono de muitas pessoas. Pare para pensar o que de útil, proveitoso e edificante as redes sociais traz para você? Troque suas horas de facebook, por horas com sua família, com horas para fazer uma atividade física.

Deixo aqui uma reflexão para você…antigamente todo mundo vivia bem sem as redes sociais, porque hoje a cada instante você tem que viver atualizando sua rede?

Não deixe que pequenos e invisíveis “inimigos” roube seu precioso tempo, portanto aprenda a separar as coisas e ter mais tempo com sua família, que é o bem mais precioso.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *