Que Tipo de Líder é Você?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Muitos aleijam um cargo de liderança, a liderança fascina o ser humano. Mas será que é fácil ser um líder? Será que toda pessoa tem um perfil para ser líder?

A liderança mexe com um sentimento profundo no ser humano, que é o sentimento de superioridade, este sentimento quando é trabalhado de maneira incorreta pode produzir um tipo diferente de líder. E é sobre isso que quero abordar neste post.

Bem antes de adentrar de forma mais profunda em um assunto eu gosto de apresentar uma conceituação da palavra, pois o seu significado mostra a essência daquilo que estamos buscando.

O que é ser um líder? É ter poder? É está no comando? É ser alguém que manda e demanda? Então o que é ser um líder?

Que Tipo de Líder é Você?

O que é ser um líder?

Segundo o dicionário da língua portuguesa líder significa aquele que representa um grupo. Assim podemos dizer que o líder é aquela pessoa que pode influenciar os demais, portanto através deste conceito podemos entender que liderança não tem nada haver com cargos hierárquicos.

A liderança é um processo pelo qual uma pessoa influencia outras pessoas para realizar um objetivo e dirige a organização de uma maneira que faz com que seja mais coeso e coerente.

Se você influência um grupo, seja no seu trabalho, na sua comunidade, no seu meio social, você já é um líder…mas agora vem a pergunta que tipo de líder é você?

Que tipo de líder você é?

Daniel Goleman, que é um guru da inteligência emocional, diz que seu estilo de liderança pode ter um impacto sobre as emoções da sua equipe. Este autor apresenta seis tipos distintos de líderes, que vamos descrever de forma resumida abaixo.

Líder visionário

O tipo de líder visionário é aquele que consegue mover as pessoas de sua equipe no sentido de uma visão compartilhada, dizendo-lhes para onde ir, mas não como chegar lá.

Ele motiva, as ações e aponta as ferramentas que farão sua equipe chegar à frente. Posso dizer que este tipo de líder não entrega o peixe, ele ensina a sua equipe a pescar.

Este estilo de líder é bom quando é necessário uma nova direção ou mudanças no ambiente organizacional ou mesmo na comunidade. O estilo desse líder não é autoritário, o seu lema é venha comigo, assim esse tipo tem forte impacto sobre uma organização, ou ambiente de trabalho.

Líder Coaching

Ele ajuda a sua equipe a construir capacidades , ele atua mais como um mentor que se apresenta de forma consistente e conectando metas individuais para os da organização.

Isso pode normalmente envolver interação além do local de trabalho, pois ele ajuda os membros da sua equipe a encontrar seus pontos fortes, reconheçe seus pontos fracos e visa sempre a melhorar o desempenho.

O líder coaching normalmente delega tarefas desafiadoras, demonstrar confiança na capacidade de sua equipe e desta forma atrai a lealdade da equipe. Segundo Daniel Goleman o estilo deste líder é…Tente isto. O seu impacto sobre sua equipe é sempre positivo e motivador.

Líder agregativo

Ele se concentra nas necessidades de trabalho, mas também se preocupa com as necessidades emocionais dos componentes de sua equipe. Ele trabalha em uma maneira muito inclusiva e colaborativa, conectando pessoas, construindo relacionamentos e criando harmonia dentro da organização.

Ele não se adapta a situações angustiantes que exigem a tomada de uma posição firme. No entanto, este estilo pode complementar liderança visionária. O seu estilo pode ser resumido na seguinte frase…. “As pessoas vêm em primeiro lugar.”

Assim como o líder coaching o líder agregativo causa um impacto positivo sobre os de sua equipe.

Líder democrata

Ele incentiva a participação e promove consenso, ouvindo e valorizando as opiniões e críticas de sua equipe. Este estilo é bom quando o líder é incerto e precisa de clareza por meio de opiniões simples da equipe. O seu estilo é expresso na frase… ‘O que você acha? ”

Líder autoritário

Esse tipo de líder muitas vezes pode ser tipificado pela excelência. Ele vive ocupado estabelecendo metas desafiadoras para sua equipe, e ainda exige tudo com urgência e ainda  espera que os seus colaboradores “puxe seu saco”.

O estilo desse líder pode ser expresso na seguinte frase: “Faça o que eu determino e faça para agora.” O impacto desse tipo de líder geralmente é negativo de desmotivador.

Líder comandante

Este líder alivia temores para trazer calma e dá instruções claras que devem ser seguidas. A comunicação é frequentemente unilateral e espera que o cumprimento seja imediato e de acordo com suas ordens.

Este estilo é ideal para lidar com uma crise, quando você precisa de ação rápida e com funcionários problemáticos o seu estilo é “Faça o que eu digo.” Dependendo da sutuação da equipe e da organização a sua ação pdoe ser interpretada como negativa.

Agora fica aqui a pergunta para você que tipo de líder você é? Saiba que todos os estilos têm seu mérito. E a vantagem de cada um vai depender de como está sua equipe ou a organização.

O que ocorre que nenhum líder é somente um tipo, as situações faz muitas vezes você ser uma mistura desses tipos. O que é mais importante é como você os da sua equipe te vê como líder, e como você trabalha para ter um estilo de liderança eficaz.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *