Passos simples para um bom planejamento

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Planejar é um exercício de preparação e organização realizado para qualquer negócio. É o passo a passo para o alcance de um objetivo, ele é fundamental para qualquer empreendimento.

Executar uma ideia sem ter um planejamento é um risco que não vale a pena correr, pois fica mais difícil de realizar correções, caso algo dê errado, além de perder um tempo maior do que deveria com a execução das atividades, podendo haver retrabalhos e desperdício de recursos.

Um planejamento é importante para o crescimento de um negócio, pois possibilita tanto a elaboração de objetivos e metas, quanto o aumento do desempenho, uma vez que orienta as ações e evita gastos desnecessários. Ele funciona como ferramenta de competitividade, contribui para o sucesso à medida que torna possível ter eficiência em responder às mudanças que ocorrem a todo instante num mercado tão concorrido.

Esse método gerencial permite ter uma direção clara que deve ser seguida para otimizar recursos, além de ajudar na interação do negócio com seu mercado, levando em consideração um ambiente globalizado e em constante transformação.

Passos simples para um bom planejamento

Passo para um planejamento

Em períodos de crise financeira, é preciso recorrer a um bom planejamento e descobrir soluções estratégicas e inovadoras para alcançar bons resultados. É importante tomar decisões de forma assertiva, além de ter ideias criativas. Porém, todas as ações devem ser baseadas em um projeto estruturado, com as estratégias mais adequadas ao negócio.

Os passos a seguir são simples e servem para qualquer tipo de empreendimento.

  1. Defina seu objetivo final. Decida onde você pretende chegar e estime o tempo necessário para que aconteça.
  2. Faça uma autoanálise. Identifique suas melhores habilidades e os pontos em que você precisar trabalhar para melhorar. Aproveite para analisar as oportunidades que estão ao redor e as ameaças que possam surgir e se prepare para enfrentá-las.
  3. Estude seu mercado. Procure conhecer seus clientes, fornecedores, concorrentes;
  4. Defina suas metas. Determine as prioridades e quais os meio necessários para o alcance do objetivo final;
  5. Desenvolva estratégias. Defina tudo o que você irá fazer para atingir suas metas e seu objetivo. Verifique a viabilidade de parcerias, faça network, invista em marketing. Monte seu plano de ação para conseguir bons resultados;
  6. Esteja atento ao orçamento para não extrapolar e trabalhe com reservas para não ser pego desprevenido se algum imprevisto acontecer;
  7. Faça um levantamento de recursos. É importante saber tudo sobre os valores e materiais que temos a nossa disposição, quer seja na área financeira, de pessoa e de equipamentos.
  8. É hora de partir para a execução. Depois das etapas anteriores estarem bem definidas é preciso partir para açãosempre levando em consideração o que já está pré-definido no planejamento.
  9. Monitore e avalie para se certificar que seu planejamento está dando certo. Essa etapa serve como termômetro para que você possa corrigir falhas no processo, acompanhar os resultados e definir os passos que serão dados no futuro.

Esses passos são os necessários – para que o seu negócio deslanche e se destaque! Pense nisso!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *