O que é o trabalho para você: prazer ou insatisfação?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

É no trabalho que passamos a maior parte das horas de nossos dias e através dele conseguimos manter a nós e a nossa família. Mas, não poucas vezes, a relação entre as pessoas e seu labor é cheia de conflitos, isso ocorre porque apesar de ele ser essencial à vida, ele também pode ser fonte de frustração e insatisfação.Quando não há contentamento no que se faz, são grandes as chances de não obter sucesso e ainda ter a sensação de frustração e desânimo.

O emprego pode estar intimamente ligado à questão da autoestima, visto que através dele é possível se sentir útil, produtivo e capaz. É possível perceber a importância que o trabalho tem para em todas as áreas da vida, pois quando gera insatisfação, pode colaborar com o surgimento de doenças chamadas ocupacionais, além de enfermidades relacionadas ao desgaste emocional. Ou seja, o campo profissional poder desarmonizar física e psicologicamente a esfera pessoal.

Porém, nem sempre é fácil para uma pessoa que está insatisfeita com sua vida profissional mudar de carreira, pois isso envolve muitos fatores que vão desde as oportunidades do mercado até a descoberta de algo que lhe dá prazer.

prazer ou insatisfacao

Como saber o que seu trabalho lhe proporciona?

Quando o trabalho é fonte de descontentamento, não há outra opção a não ser encarar a mudança, que pode ser de empresa, de função ou de ramo. Toda mudança traz resistência e medo de fracassar, por isso esse processo pode ser angustiante, mas muitas vezes ele é o caminho para sua satisfação plena e por isso deve ser feito com planejamento. Quandoo plano é bem elaborado e quando se alcança êxito, os benefícios para a vida da pessoa são imensuráveis.

Para saber o que seu trabalho lhe proporciona, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Você acha que suas atividades são importantes?
  • Você acredita que está fazendo a diferença no trabalho?
  • Suas relações no trabalho são harmoniosas?
  • Você se diverte fazendo o seu trabalho?
  • Seu trabalho lhe permite aprendizado constante?
  •  Está sendo possível equilibrar a vida profissional com a pessoal?
  • Você é feliz com seu trabalho?
  • Os valores da empresa são coerentes com os meus?
  • Estou satisfeito com meu salário atual?

Se a maioria das respostas for positiva, parabéns! Você tem tudo para se sentir satisfeito, podendo ser necessárias algumas mudanças no sentido de ver as coisas sob uma ótica mais positiva. Porém, se você disse não a maior parte das perguntas, está na hora de planejar uma mudança em sua vida profissional.

Sempre que um emprego produzir sentimentos de realização, ele poderá ser considerado fonte de prazer. O contrário é bem verdade, sem a alegria do “dever cumprido” não há bem-estar. Por isso o trabalho vem se tornando cada vez mais importante na vida do ser humano e daí a importância de se sentir feliz e realizado com o que faz.

E então, você já sabe o que o trabalho significa para você?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *