Motivação ou Foco – Quem vem Primeiro?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Todos nós temos objetivos, sonhos e metas que desejamos alcançar, mas muitas vezes pode parecer difícil a realização desses sonhos e desejos.

Já ouvi de muitas pessoas frases como…eu começo um projeto ou um trabalho mas eu não consigo manter a minha motivação durante um longo período de tempo. Todos nós já se sentimos assim um dia, talvez você que está lendo este post já se sentiu assim também.

O que será que acontece com essas pessoas, será falta de motivação ou falta de foco, neste caso quem vem primeiro. Antes de entrar nessa questão precisamos definir o que é motivação e o que é foco.

O que é a motivação?

Na maioria das vezes as pessoas falam sobre ficar motivado e “empolgado” para trabalhar em seus objetivos. Quer se trate de negócios ou esportes ou arte, você geralmente vai ouvir as pessoas dizem coisas como: tudo se resume a ter paixão o suficiente.

Manter se motivado quando tudo vai bem é tranquilo, mas motiva-se quando tudo vai mal é que mostra a diferença dos bons dentre os demais.

A motivação é a energia que impulsiona você para atingir objetivos, e é necessário para todos os tipos de sucesso. Você precisa de motivação  diariamente.

Os escritores têm que se manter motivado para completar seus livros, os empresários devem ficar motivados para realizar lucros. Muitas vezes, após a euforia inicial de atingir um objetivo a motivação tende a diminuir, você precisa de motivação para começar a trabalhar no próximo objetivo. A motivação é a energia que mantém a tentar mais uma vez, quando tudo ao seu redor, diz para você desistir.

Mesmo quando você está totalmente empolgado sobre a realização de um objetivo, sua motivação pode ser afetada por uma série de fatores, incluindo a decepção em outros, a perda de um ente querido, bater um platô depois de uma grande realização, tornar-se oprimido.

Além disso, a condição de seu entorno pessoal, medo, insegurança pessoal, relacionamentos doentios que sugam sua energia positiva, projetos atuais, e mesmo o cansaço pode drenar a motivação.

Motivação ou Foco - Quem vem Primeiro?

A primeira coisa a fazer quando você perde sua motivação é enfrentar a situação, enfrentá-lo e, em seguida, corrigi-lo. Quando a motivação que você confiava para realizar um objetivo se foi, você deve fazer tudo ao seu alcance para reacender o fogo. Você deve manter-se focado no resultado final desejado.

É possível e necessário para recuperar a motivação perdida, e é mais fácil do que você pensa! Você pode tomar medidas simples para ficar entusiasmado e comprometido em cada passo do caminho até que você atingir o seu objetivo vale a pena.

Uma dessas medidas é você reajustar o seu foco. Quando você reajustar o seu foco, você pode recuperar sua motivação, mas agora entramos em outra questão, o que é o foco em nossa vida?

O que é o foco

Quando traçamos nossos objetivos temos que seguir um caminho ou direção para alcançar o resultado que queremos é aí que entra a questão do foco. Foco é o que nos mantém no caminho certo quando estamos tentando alcançar nossos objetivos.

Há muitas razões por que uma pessoa perde o foco ao perseguir seus objetivos. As distrações constantes no mundo de hoje significa que manter o foco pode ser muito difícil. São tantas as distrações que temos no nosso dia a dia, seja no trabalho, casa, amigos, socializar, parece que tudo é importante  e parece prender nossa atenção e muitas vezes essas distrações tomam o nosso precioso tempo e acabamos por perder ou desviar o nosso foco.

Leva tempo para conseguir focar em alcançar nossos objetivos e é tão fácil de desviar do foco e falhar em alcançar o nosso objetivo. Como resultado, muitas vezes, acabamos por desistir e achamos que a nossa meta é impossível de ser atingida.

Agora que está claro a diferença entre motivação e foco, temos a pergunta…quem vem primeiro a motivação ou o foco?

Motivação ou foco quem vem primeiro?

Quando começamos perseguir nossos objetivos, ou seja, quando temos um foco podemos ser motivados pelo fato de que estamos a melhorar a nossa vida e alcançar os nossos desejos e sonhos.

Então creio que o foco conduz a motivação, que vai nos levar a ação e vai nos ajudar a conquistar o resultado que buscamos.

Desta forma o foco vem primeiro e a motivação vem depois, e podemos observar que quando perdemos a motivação e porque o nosso foco mudou. Portanto devemos traçar os nossos objetivos ou metas e ter o foco e a motivação será o combustível que vai alimentar o nosso foco.

Se você gostou desse post compartilhe com seus amigos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *