Marketing Pessoal para a vida profissional

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Utilizado para realizar a autopromoção, o Marketing Pessoal é um instrumental estratégico que contribui significativamente para o sucesso profissional de quem o utiliza. Os benefícios são muitos, uma vez que a pessoa passa a ser lembrada por suas habilidades e competências.

Através do Marketing Pessoal o profissional trabalha a sua imagem e seu comportamento, passando a demonstrar autoconfiança, competências profissionais específicas e principalmente o quanto pode contribuir para o desenvolvimento de uma empresa. Possuir conhecimentos e habilidades é importante, mas saber demonstrá-los faz toda a diferença.

A prática do Marketing Pessoal tem um papel importante também na vida social, já que algumas das suas ações são voltadas para apoiar e incentivar outras pessoas. Lembrando que utilizar esta ferramenta não é fingir ser alguém que não é e sim aprender certas atitudes e comportamentos que de forma honesta fará com que você esteja presente nas lembranças das pessoas que o cercam.

Marketing Pessoal para a vida profissional

Dicas de Marketing Pessoal

Você sabe o que deve fazer para ser respeitado e valorizado profissionalmente através do Marketing Pessoal? Acompanhe as dicas a seguir:

  • Use a comunicação de forma assertiva: Busque conversar com todos sobre assuntos relevantes. Discuta sobre soluções criativas sempre que for conveniente. Procure ser visto como parâmetro na sua área de atuação.
  • Seja profissional: Analise onde você almeja chegar, que cargo e função você pretende conquistar e aja da forma profissional, mais adequada ao seu desejo. Por exemplo, entre o “engraçadinho” da equipe e o cara mais reservado, ambos com competências similares, a promoção para um cargo de responsabilidade provavelmente ficará com o mais reservado, porque a postura dele é mais condizente, pelo menos é aparentemente mais adequada.
  • Cuide da imagem pessoal: Sua aparência é fator determinante para que você alcance sucesso na vida profissional. Utilize roupas e acessórios de acordo com a imagem que você deseja passar para as pessoas. Por exemplo, se você trabalha com vendas de roupas esportivas é interessante que mantenha um estilo esportivo. Já para um advogado seria inadequado atender a um cliente usando jeans e camiseta. Nesse item estão inclusos também o jeito de sentar, corte de cabelo, higiene, saúde dos dentes, gestos, entre outros;
  • Dê atenção às próprias emoções: A forma como se comporta emocionalmente é como as pessoas se lembrarão de você. Procure dar atenção e ser educado com todos. Não permita que problemas pessoais interfiram no seu ambiente de trabalho;
  • Apresente resultados: Sempre que você divulgar uma competência específica procure demonstrá-la. Aproveite os momentos de dificuldade para sugerir soluções. Se alguém precisar de ajuda se ofereça para apoiar;
  • Tenha humildade: Não se mostre acima da verdade ou como alguém que sabe de tudo. Demonstre seus talentos com simplicidade e esteja sempre disposto a aprender.

Vale lembrar que as atitudes demonstradas utilizando o Marketing Pessoal devem ser verdadeiras e naturais, especialmente as que têm a ver com apoio aos outros e relações interpessoais, pois se forem forçadas ou simuladas, serão facilmente percebidas e tudo terá sido em vão.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *