Líder ou chefe?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Entenda a diferença dos cargos dentro de uma empresa e veja os exemplos dos lideres empresariais de sucesso ao redor do mundo

Depois de alguns anos de trabalho dentro de uma empresa, e após ter realizado algum tipo de especialização ou MBA, já é hora de pensar em alcançar cargos de maiores responsabilidades. Por isso, existe disponível no mercado diversos livros que mostram como se tornar um lider ou chefe, quais os requisitos e habilidades são necessárias para chegar lá e principalmente, os riscos que esta posição possui.

Existem inúmeras definições que destacam a diferença entre líder e chefe. Segundo Wagner III e Hollenbeck (2006), as discussões em torno do conceito de liderança estão diretamente relacionadas ao contexto que estes cargos se encontram. Devido estas posições estarem dentro de empresas que visam lucro e metas claras, elas fazem parte do mundo dos negócios, do capitalismo, da busca pelo lucro a qual envolve pessoas a se tornarem mais competitivas, que exige desses profissionais enfrentar rigorosamente as decisões sobre como alcançar metas e ainda exercer domínio sobre o departamento.

Chefe e líder dentro de uma instituição privada ou pública possuem praticamente o mesmo tipo de função, mesmo estando em posição diferente numa hierarquia. Ambos gerenciam, supervisionam e tomam medidas decisivas sob um grupo. Entretanto, essas duas funções possuem características distintas.

Líder ou Chefe?

Como ser um líder

O líder não sente a necessidade de aumentar o seu poder. Ele compartilha dados e conhecimento com o grupo para que todas as pessoas saibam da dinâmica do setor, ou seja, o líder não centraliza informações. Além disso, ele torna-se acessível a comunicação entre os funcionários. Este cargo é muito comum no ramo das empresas gráficas, pois neste setor é preciso liderar maior número de colaboradores para atingir grandes demandas de impressões.

Como ser um chefe

O chefe, diferente do líder, possui uma posição maior na corporação. Ele é responsável por tomadas de decisões relacionadas a investimentos internos para melhoria da empresa, pela posição da empresa diante da concorrência, dentre outras questões de maior relevância. Devido a relação transparente com o líder, o chefe receberá as informações necessárias pelo líder, sem a necessidade constante do chefe se relacionar com os demais colaboradores, embora esta questão possa ser trabalhada no perfil do chefe para atingir um patamar de comunicação de exemplo entre todos.

Vejas os três exemplos de líderes no mercado mundial

Líder Hiperativo

Este líder busca resultados rápidos em tempo hábil. Ele faz uma empresa crescer, contanto que os funcionários também tomem o mesmo ritmo. Colaboradores que trabalham com um líder desses podem até adquirir problemas de saúde ao longo do tempo. Um exemplo dele no mercado nacional é Marcel Telles, diretor e presidente do conselho administrativo da Ambev.

Líder Democrático

Louis Gerstner, responsável por reintegrar as divisões da IBM- empresa de tecnologia-, é um exemplo desse líder. Segundo especialistas, este tipo de profissional delega mais do que decide.Eles comandam equipes mais avançadas e conseguem aproveitar o conhecimento dos funcionários.

Líder Visionário

Este líder possui a capacidade de inspirar os outros colaboradores, mas também mostra-se agressivo para obter resultados, segundo especialistas em gestão de pessoas. Steve Jobs, ex diretor da Apple- líder mundial do mercado de telefonia celular-, serve de referência pois comandava equipes com alta performance, que se complementavam para aprimorar e executar suas ideias propostas.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *