Habilidades do líder

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Saiba como adquirir as qualidades do perfil deste profissional cada vez mais procurado para ocupar cargos de lideranças em grandes corporações

O líder tem uma grande importância nas empresas. Ele é responsável pela harmonia de trabalho entre os colaboradores e pelo cumprimento do prazo das demandas de um setor. Ser um líder não é tarefa fácil. Este profissional fica muitas vezes no impasse entre ponderar as atitudes de um funcionário, ou logo o demitir e colocar outro competente no lugar, se corta custos ou viabiliza mais verba para o setor, dentre outros questionamentos.

Ser um lider a cima de tudo é ter a capacidade de administrar equipes e pessoas, com personalidades distintas e gerenciá-las, mobilizando-as para único objetivo: o sucesso do setor e posteriormente, da empresa. Em uma tradução mais simples, liderar é comunicar as pessoas seu valor e potencial de forma tão clara e autêntica para que elas acabem por vê-los em si mesmas. O líder tem que ser praticamente um espelho e refletir nos seus funcionários um suas próprias habilidades.

habilidades do líder

Entretanto, ser um profissional como este requer extremo empenho. Por isso, é importante você seguir as 10 dicas para ser um líder de exemplo:

1- Um bom líder sabe ouvir

Ser um líder não significa que você tenha total liberdade para aumentar os minutos da conversa. Mais do que falar, é necessário escutar os seus liderados. Entender o que se passa na mente do colaborador, quais são suas expectativas diante de cada ofício e como enxergam a situação. Parar de falar muito e começar a ouvir seus liderados, é um dos caminhos para obter a excelência no cargo.

2- É apaixonado pelo que faz

Um líder comum se torna um delegado de tarefas e atividades. Se for organizado, o máximo que pode aparentar é ser um burocrata que impõe ordem para deixar as coisas do jeito dele. Mas ser assim no ambiente de trabalho não é uma boa. Ser apaixonado pelo ofício é importante pois esse amor vai transparecer nos seus atos e fazer todas as suas demandas fluírem.

3- É focado

A habilidade de focar-se no trabalho e saber priorizar suas atividades sempre foi essencial para o sucesso de um líder. Por isso, prestar atenção ao mesmo tempo nos emails, redes sociais e sem perder o foco nas tarefas primordiais é muito importante!

4- Sabe valorizar tempo livre

Muitas pessoas tem em mente que um grande líder deve sempre estar com a agenda cheia e com compromissos confirmados. Porém isso é um engano. É interessante saber aproveitar o tempo livre para saber até planejar alguma ação de trabalho de forma mais estratégica, em um ambiente tranquilo e com a cabeça vazia.

5- É persistente

Dificilmente bons líderes desistem de alcançar o alvo na primeira etapa. Se você é um líder cheio de objetivos, deve fazer o possível para consegui-lo. Isso não significa ser uma pessoa inflexível. Esteja sempre aberto a novas ideias.

6- Preza por organização

Uma secretária bem organizada pode te auxiliar, mas nada dispensa sua própria organização pessoal. Se você for uma pessoa desorganizada, isso pode refletir na sua conduta como líder. Por isso, fique atento a sua programação de tarefas.

7- Sabe se comunicar

Como consequência da sua organização pessoal, sua comunicação para com sua equipe deve ser precisa e específica e se fazer entendida por todos que trabalham ao seu redor.

8- Tem poder de decisão

Líderes geralmente tomam decisões ou têm de lidar com as consequências do que decidiram antes. A função de um líder exemplar é fazer escolhas e assumir a responsabilidade por elas.

9- Executa de modo ágil

Líderes, executivos e empresários que são levados a conduzir um negócio apenas por grandes anseios é um grande mito. A maioria destas profissionais alcançaram seus objetivos por que tiveram muita determinação e persistência na execução dos projetos.

10- Disposto a aprender

Todo o líder que se preze condensa todas essas qualidades em seu perfil, mas também sabe valorizar o profissional ao seu lado e aprende com ele novos métodos de execução de trabalho. Além disso, este líder aprende não só atividades relacionadas à sua profissão, mas também absorve conhecimento para levar como bagagem em todas as áreas da sua vida.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×