Ferramentas de Coaching para desenvolver equipes de venda

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Nos dias atuais temos visto consumidores mais informados e atentos aos seus direitos, todo mundo está mais informado e buscando maiores conhecimentos, o mundo mudou e as pessoas estão acompanhando esse desenvolvimento. Além de um bom atendimento eles buscam também um relacionamento transparente e confiável.  Para atender as novas exigências desse mercado consumidor, é preciso que haja nova postura e forma de agir por parte dos vendedores.

Vender é uma tarefa que exige do profissional habilidade para lidar com os mais diversos tipos de pessoas, seus gostos, comportamento e preferências, além de conhecimentos necessários sobre os produtos oferecidos. Mas, para atender efetivamente os clientes é preciso recorrer a treinamentos que permitam compreender como os consumidores potenciais respondem a diferentes abordagens e como agir para ser persuasivo no desenvolvimento de uma venda.

Visando tornar os treinamentos mais eficazes, podemos unir as melhores técnicas de vendas com as mais poderosas ferramentas de Coaching.  E o que seria o Coaching? Nada mais que um processo de desenvolvimento humano capaz de levar uma pessoa a atingir um objetivo previamente definido, desenvolvendo as habilidades e as competências necessárias.

Ferramentas de Coaching para desenvolver equipes de venda

Como Coaching reforça Vendas?

O processo auxilia o vendedor no autoconhecimento, identificação de suas habilidades e mudanças de comportamento, aumentando assim sua segurança pessoal para o desenvolvimento de suas atividades.

O método ajuda também nas negociações com seus clientes uma vez que os profissionais se tornam aptos a identificar padrões de comportamento permitindo que entendam a forma de pensar e agir de seus clientes, tornando as vendas mais efetivas.

Unindo Coaching a Vendas

Aqui estamos nos referindo ao profissional que utiliza ferramentas de Coaching em seu dia a dia. Veja a seguir como o processo pode enriquecer técnicas de vendas:

  • Planejamento – Planejar o que desejar alcançar, estudar o perfil do cliente, montar estratégias bem definidas e criar novas abordagens;
  • Coleta de informações – Colher o máximo de informações dos clientes para poder gerar as perguntas certas quando estiver com o cliente. Identificar o jeito de pensar e de consumir para criar oportunidades específicas para cada tipo de consumidor;
  • Identificar necessidades – Utilizar perguntas apropriadas para que o cliente possa falar de seus problemas e necessidades. Muitas vezes o consumidor pode falar sobre um determinado problema como prioridade, mas quando conduzido de forma consciente e orientada pelo vendedor, deixará vim à tona necessidades mais relevantes. Lembre-se de responder as perguntas dos clientes com outra pergunta, afinal são as perguntas que fazem as coisas acontecerem.
  • Rapport – Que, de forma simples, significa criar uma ligação ou vínculo de confiança com o outro. O vendedor precisa estar atento ao cliente para gerar uma cordialidade e empatia no momento de abordá-lo.
  • Superar Objeções – Utilizando ferramentas de Coaching é possível minimizar consideravelmente as resistências, uma vez que o vendedor conduzirá o cliente a encontrar a solução, diminuindo as objeções.
  • Criação de valor – Todo produto ou serviço deve ter um valor agregado e cabe ao profissional de vendas, através das perguntas adequadas, levar o cliente a perceber o valor/benefício da compra de acordo com seu próprio ponto de vista.

 

Portanto, utilize as dicas citadas, compartilhe e aperfeiçoe-se!

Boa Sorte!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *