Estudo faz diferença?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Saiba como se preparar para o mercado de trabalho e conseguir as melhores vagas de emprego através do conhecimento

Almejar empregos melhores e salários mais altos pode ser um objetivo de todo profissional envolvido com o mundo corporativo das grandes metrópoles. Outra realidade inegável que vivemos é considerar que os altos cargos estão nas mãos dos mais competentes, talentosos e sem dúvida, que se prepararam melhor para o mercado. Por isso, o estudo é fundamental e faz toda a diferença.

O estudo tem se tornado primordial para a pessoa que quer galgar outros cargos no mercado de trabalho. Existe vários tipos de vagas, mas mesmo as mais simples como atendimento de telemarketing, atendente em comércio, já tem pedido no mínimo o ensino fundamental completo.

Já logo no ensino fundamental surgem as primeiras oportunidades de se destacar através dos estudos. Existe é claro aquele impasse: devo estudar mais do que o proposto? Como isso ajudará na minha vida? De qualquer forma, a dúvida vai surgir. Mas o importante é saber que os desafios vem e além disso, é preciso aprender a detectar as alternativas e oportunidades para aprimoramento do conhecimento.

Nesta fase do ensino fundamental já é possível concorrer a vagas do ensino médio em escolas técnicas por todo o Brasil. Quem dispões das vagas são as famosas ETECs- Escolas Técnicas. Aqui em São Paulo, por exemplo, o governo estadual dispõe de diversos cursos no Centro Paula Souza como técnico em mecatrônica, nutrição, informática, robótica, secretariado, administração, marketing, dentre outras 25 opções.

Estudo faz diferença?

E como fazer então para ocupar uma dessas vagas? Para preenchê-las é preciso passar por processo seletivo. Mas antes disso, estudar muito e investir em cursos de vestibulinho. Algumas instituições particulares como a Profitec dispõem do curso com matérias de português, matemática, história, geografia, ciências e, língua estrangeira e conhecimentos gerais as quais caem na prova do vestibulinho.

Já a Secretaria da Educação do Estado de SP lançou uma plataforma online gratuita de estudos preparatórios para este tipo de vestibulinho em outubro do ano passado. São 500 mil vagas para alunos da rede estadual matriculados na 3ª série do ensino médio. Os cursos técnicos do Centro Paula Souza geralmente duram até 4 semestres.

Depois de já ter cursado um dessas opções. Chegou a hora de prestar o vestibular para o ensino superior. Muitas instituições particulares como o Etapa, Objetivo, cursinho Universitário, dentre outras, possuem conteúdo programático relativo ao conteúdo que cai nos melhores vestibulares do país. Além desses cursos, diversas plataformas online dão cursos gratuitos para quem quer ingressar nas universidades.

Depois de passar nesse processo seletivo, você estuda a grade curricular de cursos superiores de tecnólogos (2 anos) ou bacharel (4 anos) e ao final deles, recebe o diploma estando apto para o mercado de trabalho. É gratificante esta sensação, porém, os desafios não para por aí. Será necessário estudar algum MBA ou especialização para aprimorar seus conhecimentos na área que deseja.

Percebeu que ao longo da vida toda você não para de estudar? Pois é. Isso fará de você um profissional diferenciado no mercado, além de ter destreza, prática e segurança naquilo que faz. Portanto, sempre estude, leia jornais, revistas, e absorva a todo e qualquer tipo de conhecimento que te faça crescer.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *