Dicas para Manter sua Saúde na Empresa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

A grande maioria dos ambientes de trabalho não favorece a uma boa saúde física e mental. Horas em uma cadeira na frente de um computador, cinco dias por semana pode ser um sacrifício para o seu corpo.

Dependendo do tipo de serviço você pode ter um cansaço visual, tensão nas articulações, má circulação, tendinites e também excesso de peso. Se o seu ambiente de trabalho ainda é estressante, ele também pode comprometer a sua saúde mental.

Portanto quando se fala em manter a saúde no trabalho devemos nos atentar tanto para a saúde física, como para a saúde mental. E quando eu falo aqui de saúde mental, é mais além do que apenas a ausência de doença mental.

Uma boa saúde mental é um estado de bem-estar em que você percebe que suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar e estudar de forma produtiva.

Portanto o objetivo deste post é apresentar a você nosso leitor algumas boas dicas para manter tanto a saúde física e mental dentro de um ambiente corporativo de uma empresa.

Dicas para Manter sua Saúde na Empresa

Dicas para manter a saúde mental no trabalho

1-    Saiba como lidar com os pensamentos negativos

Pensamentos negativos podem ser insistente, você não pode deixar ser dominado por ele. A dica é distraia-se ou conforte a si mesmo se você não pode resolver um problema imediato. Tente ver o problema de todos os lados, e não de apenas sob um único ponto de vista.

2-    Tenha boas relações no trabalho

Relações de apoio no local de trabalho são importantes para a sua saúde mental. Estenda a mão para os outros ao seu redor. Ouça as preocupações dos colegas de trabalho. Compartilhe uma risada com eles. Quando você tem alguém para compartilhar você  reduz o stress, e traz mais satisfação e segurança para a sua vida profissional e pessoal.

3- Evitar longas jornadas de trabalho

Longas horas de trabalho podem ter um impacto negativo sobre sua saúde mental e física. O alto nível de estresse e cansaço que uma longa jornada de trabalho causa pode afetar seus relacionamentos e seu humor.

Outro fator preocupante é que o estresse pode prejudicar o sistema imunológico de uma pessoa, bem como interferir com o sono e sua capacidade de concentração.

4-    Tire suas férias

Nem pense em vender suas férias, o dinheiro não vai compensar o desgaste de anos e anos trabalhando sem parar. No fim das contas você poderá gastar mais dinheiro com médicos e medicamentos do que o que você ganhou ao vender suas férias.

É muito benéfico pra o corpo e para a mente ficar longe do trabalho por um longo período de férias que vai ajudar você recarregar a sua bateria. As férias ajudam a reduzir o estresse, especialmente se você está tendo um conflito, como um problema com o seu chefe, um colega de trabalho, ou um projeto.

Dicas para manter a saúde física no trabalho

1-    Viva uma vida mais ativa e saudável

Coma alimentos saudáveis, seja ativo e durma o suficiente. A atividade física regular é bom para a mente e para o corpo. Ele pode até mesmo reduzir a depressão e ansiedade.

Os lanches que seus colegas de trabalho vão lhe oferecer pode  adicionar algumas centenas de calorias à sua dieta diária, se você não tiver cuidado, eles podem deixar você com os quilos indesejados, por isso tenha sempre em mãos alguns lanchinhos saudáveis.

2-    Mantenha se hidratado

Beber uma quantidade adequada de água – de oito a 10 copos por dia , pode ajudar a mantê-lo hidratado. Muitos alimentos também são boas fontes de água; frutas como laranjas, uvas, melancia, e maçãs pode ajudar a mantê-lo saudável e hidratada.

A dica é que você tenha uma garrafa de água no seu local de trabalho e tente beber até na hora do almoço, e depois encha novamente e tente beber tudo até a tarde. Isso vai lhe assegurar uma boa e adequada hidratação.

3-    Se movimente

Se puder tente se levantar a cada meia hora e dê uma caminhada nem que seja para ir ao banheiro. Se o seu tipo de trabalho não permite se levantar várias vezes tente movimentar as pernas e os pés para ativar a circulação do sangue.

Outra opção é caminhar durante o almoço. Uma breve caminhada não somente faz você queimar calorias, mas também ajuda na diminuição do estresse.

Enfim a atitude mais importante que você pode fazer para se manter saudável no trabalho é você ter a auto-consciência. Conheça a si mesmo e saber seus limites e fazer o melhor que puder para permanecer dentro desses limites. Saiba quando fazer pausas e saiba quando tirar férias.

Se você gostou desse post compartilhe com seus amigos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *