Delegar para conquistar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Conheças as estratégias para exercer a liderança e alcançar seus objetivos profissionais

Todo ser humano , em qualquer circunstância, sempre almeja alcançar seus objetivos na vida. Dentro de uma corporação não é diferente. Cada profissional atuante em empresas onde se pode fazer plano de carreira que chegar a função de chefe.

O chefe de uma empresa é como um delegado do departamento. Ele direciona as atividades aos funcionários e colaboradores e os ensina a executar. Imagine que você chega em um setor de RH e encontre tudo isso na sua mesa para ser entregue em um dia: currículos para triar, lista de candidatos para convocar, testes para corrigir, exercícios de dinâmica de grupo para aplicar. Ufa, são tantas atividades que é até difícil saber por onde começar. Por isso, a presença de uma pessoa com perfil que delegue é importante.

Delegar Para Conquistar

Delegar funções dentro de um departamento é necessário para que a gestão de todo o setor não fique concentrada apenas em uma pessoa. Se o profissional aprende a delegar, um única demanda de trabalho pode ser entregue em menor tempo pois foi dividida em várias etapas e delegadas aos respectivos colaboradores.

Infelizmente é possível observar a postura de alguns microempreendedores e ver que raramente delegam atividades aos empregados. A ausência da delegação é uma prática comum no meio, e na maioria das vezes o patrão fica responsável por tudo, o que pode prejudicar o andamento do negócio.

O progresso da delegação de um empreendedor distribui o poder de decisão. Certamente, algumas funções de decisões sérias e imediatas não podem ser transferidas, todavia, é imprescindível aprender a delegar e refletir nos seus inúmeros benefícios. Alguns deles são.

1º Delegar nos faz exercitar a humildade e simplicidade. Ao delegar constatamos que não somos os únicos capazes de executar uma função. Com isso, aprendemos que não somos o centro do universo e precisamos transmitir o conhecimento e contribuir com o crescimento profissional dos outros. Com essa descoberta, certamente a humildade vai gradativamente ganhando espaço no rol de nossas qualidades pessoais.

2º Delegar nos proporciona momentos de aprendizagem. Quando delegamos constatamos que existem pessoas com capacidade igual ou maior que a nossa hábeis a encontrar soluções, e o que é melhor, sendo elas um universo diferente do nosso, trazem consigo seu jeito particular de realizar as tarefas., Sendo assim, existe uma troca recíproca de experiências.

3º Delegar nos estimula despertar. Ao delegar vamos nos deparar com situações que vivenciamos no mundo são de caráter transitório, trocamos assim o Ser, pelo Estar, muito mais saudável.

Além de delegar tarefas e atividades, é importante passar responsabilidades, característica condizente com o perfil de delegado. Por isso, delegue quando:

  • Existe alguém que se interesse mais pelo assunto, é o momento em que você vê um desafio, uma oportunidade do funcionário mostrar a capacidade dele;
  • Há alguém que tenha mais paixão pelo assunto, enxergando detalhes que, aos seus olhos, passariam despercebidos;
  • Quando exista alguém com capacidade técnica superior, que possa lidar com situações variadas daquele assunto ou atividade.

Conclui-se portanto que delegar para conquistar é o equilíbrio entre saber distribuir funções, transmitir conhecimento, e saber absorver ideias novas dentro de um ambiente de trabalho.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *