Cuidando de seu desenvolvimento pessoal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

A quanto tempo você não cuida de seu desenvolvimento pessoal? A quanto tempo você vem fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito, no mesmo tempo? Será que não é hora de mudar um pouco as coisas?

Você já deve ter ouvido por diversas vezes que é preciso ficar sempre atualizado para não perder lugar no mercado! Você vê constantemente médicos indo para simpósios, palestras e convenções. Vê pessoas fazendo MBA e especializações. Outros fazendo pequenos cursos de treinamento, cursos de línguas e outras coisas mais.

Isso tudo faz parte de seu desenvolvimento pessoal! Nem o dinheiro pode ser impeditivo. Tem sempre algo que pode ser feito. Eu já abordei este tema lá no Dicas Gráficas do Cardquali onde cito vários sites e blogs nos quais você pode desenvolver suas habilidades.

Alguns que você pode começar desde já sem gastar nada são o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas. Lá existem uma boa quantidade de cursos gratuitos que podem fazer a diferença em suas carreiras. Outro que eu sempre indico são os Cursos 24 horas, que embora seja pagos, tem bons cursos a baixo custo. Quase todas universidades e órgãos de classe também liberam cursos gratuitos, principalmente nos períodos de férias escolares. Vale a pena ficar de olho.

Desenvolvimento pessoal

Mas o desenvolvimento pessoal não é apenas fazer cursos e mais cursos, sem um objetivo definido. Precisamos desenhar nossa carreira. Pensar até onde queremos chegar.  Que caminhos desejamos trilhar.

Pare um pouco agora e pense o que gostaria de estar fazendo daqui a 5, 10 e 20 anos? Isso mesmo, nestas 3 datas! Que cargos gostaria de ocupar, qual remuneração, que posição e empresas te enchem os olhos!

O que fazemos hoje irá se espelhar no futuro. Se hoje você é o boy da sua empresa e daqui a 5 anos quer ser um analista de custos, o que os analistas de custos fizeram para chegar onde estão? Eles já entraram nessa posição ou galgaram carreira na empresa? Que tipos de cursos fizeram? Você tem esses cursos? Quanto tempo levam estes cursos? Como é o processo seletivo? Que pessoas podem te ajudar nesse processo? Você tem acesso a elas? Como pode ter acesso?

Viu quanta pergunta para responder? Que tal começar a respondê-las agora e colocar em prática os passos necessários para chegar onde deseja? Um passo de cada vez! É através de pequenas mudanças, que se faz uma grande mudança! Tenha isto em mente!

Na história é um grande  número de casos de pessoas que começaram bem de baixo e chegaram a posições altíssimas. Um dos juízes mais respeitados (Joaquim Barbosa) vem de origem humilde, começou a estudar tarde, mas sabia onde queria chegar e chegou!

Você já pensou que mesmo que inicie os estudos após os 18 anos, num supletivo, pode meter a cara para passar num Enem e estar formado antes dos 30 anos, junto dos “mauricinhos” que mesmo tendo todas as oportunidades não levavam os estudos a sério?

Cada um pode traçar o seu próprio destino! Só cabe a nós mesmos!

Mas o planejamento de nossas carreiras deve ser feito o mais rápido possível e colocado em prática. São pequenos passos a serem dados com um único inimigo: O TEMPO!

Se não colocar em prática, nada mudará!

Lembre-se:

É através de pequenas mudanças, que se faz uma grande mudança!

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *