Como ser líder da sua empresa?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

No mundo corporativo, sabemos que cada vez mais, existe uma alta competitividade no mercado, empresas querem se evidenciar da melhor maneira possível. Trazendo a seus clientes melhores produtos e serviços.

Toda a logística de uma empresa, não se dá sozinha.

Há várias etapas e processos necessários para o bom andamento de uma empresa. E fazem parte disso, todos aqueles que colaboram e administram para o funcionamento da mesma.

Para garantir que uma corporação tenha sucesso em seus resultados, o papel do líder faz toda a diferença!

Como ser líder da sua empresa?

Vejamos então, a definição de líder:

Liderar é a arte de conduzir pessoas, aproximando e inspirando de forma construtiva os desempenhos e pensamentos.

A liderança é evidenciada através de características exemplares que ocorrem com naturalidade. O que chamamos de líder nato, aquele que já tem um dom para influenciar os outros, mesmo não tendo um cargo de superior.

Existem 3 tipos de liderança:

– Liderança Absolutista: É aquele líder que determina ideias próprias, é autoritário. Não dá oportunidade para ninguém expor sua opinião. Sempre tem a razão absoluta.

– Liderança Igualitária: É aquele líder que incentiva a colaboração e sugestões de todos. A resolução só é feita depois da reunião do grupo com a cooperação e participação de todos. Sempre está aberto a novos conceitos.

– Liderança Liberalista: É aquele líder que não tem tanta voz ativa. Gosta de ouvir todo grupo e acredita muito na equipe. As soluções são repassadas a equipe, mas o líder é mais apático.

Em primeiro lugar é preciso saber que tipo de líder você é!

Ao identificar que tipo de líder você é, perceba quais as características você já possui e depois veja quais precisará aprimorar.

Conheça 5 formas de como ser um melhor líder para sua empresa:

1-    Diligência: Quando o líder está sempre se atualizando. É uma pessoa informada sobre o mercado, busca resolução para as dificuldades do dia a dia. E amplia a visão para novos horizontes.

2-    Aceitabilidade: São líderes muito receptivos e aceitam de bom grado novas idealizações, o que faz com que a logística da empresa funcione melhor. Porque, quando todos são ouvidos e a equipe se sente no privilégio de se manifestar, isso ajuda muito no relacionamento entre clientes e também fornecedores.

3-    Espírito prestativo: É aquele líder que sabe se relacionar bem em todos as áreas da empresa. É muito solícito, se for necessário ocupar outra função temporariamente ele não se demora e logo está lá dando todo o apoio necessário. Tendo em mente que tudo serve de experiência e todo o conhecimento agregado, será utilizado na hora devida.

4-    Conhecimento de si próprio: Sabendo quais são suas qualidades e defeitos, você poderá agir da melhor forma, e conduzir sua equipe transferindo as tarefas com discernimento.

5-    Ânimo: É aquele líder, que tem coragem para enfrentar as dificuldades e tem equilíbrio emocional para lidar com diversas situações, mantendo a serenidade e a confiança. Sempre com o intuito de demonstrar segurança à sua equipe.  Esse tipo de líder sabe aprender com os erros e é incansável em buscar as soluções necessárias para o bom andamento da empresa.

Enfim, um bom líder sabe instruir, edificar, animar e motivar constantemente sua equipe. Ele se baseia na cooperação, é um exemplo a ser seguido e assume suas responsabilidades diariamente!

Um bom líder é inspirador e entusiasta, ele se cerca de seguidores porque muitos o admiram e desejam aprender mais com as experiências que sabiamente ele tem a transmitir, um verdadeiro líder conquista, não é narcisista, ele sabe reconhecer cada esforço e cada limitação individualmente e por isso consegue ser excelente em tudo o que faz!

Fernanda Ferraz

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *