Como não procrastinar!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Você sabe o que é procrastinar? Para quem não sabe é o ato de deixar as coisas para serem feitas depois! Ficar adiando aquelas coisas que precisamos fazer, mas nem sempre queremos fazer. Deixar de empurrar aquele projeto importante, mas trabalhoso e meter as mãos no trabalho.

Você pode não saber, mas esse é um dos grandes problemas na atualidade. Aqui mesmo no Desenvolvimento interno, registrei este site e fiquei com ele parado por mais de 2 anos empurrando os inicios de atividades para depois. É o trabalho que não ajuda, é a falta de tempo, falta de dinheiro, tudo é motivo quando estamos procrastinando! Olha que é um tema que eu gosto, uma coisa que eu gosto de fazer (escrever), que tenho preparo (várias universidades), e mesmo assim procrastinei.

Dizem que a pior parte de um projeto é começar! E é mesmo! O início de um projeto é antecipado de dúvidas e receios. Não sabemos se seremos capazes de iniciar e tocar o projeto. Ficamos na nossa zona de conforto e é difícil sair dela.

Muitas vezes tem até implicações financeiras como no exemplo que dei lá no Dicas Gráficas do Cardquali. Como você vê a procrastinação tem forte impacto financeiro nas instituições e é extremamente difícil de ser controlada.

Mas vou te ajudar a sair dessa prisão, chamada procrastinação!

Tenho quase certeza que você tem alguns projetos engatilhados, tanto para sua vida profissional, quanto na vida pessoal!

O problema é a bendita zona de conforto, que faz com que você adie o início dos trabalhos! O pior que apesar do nome “conforto”, as coisas devem estar piorando a cada dia, de maneira lenta e gradual, mas mesmo assim a incerteza te impede de mudar!

Pegue esse projeto que vem adiando! Ponha na sua mesa de trabalho e pense um pouco sobre ele!

A primeira pergunta que temos que responder é: somos obrigados a fazer? Pode ser uma exigência de nosso chefe. Uma tarefa desagradável que necessita ser feita. Que tal har um motivo para fazê-la? Já pensou que pode ser o passaporte para uma promoção! Pode ser algo que alavanque suas outras funções para um nível que você não pensou ainda? Ache um bom motivo para começar o trabalho!

Agora vamos tornar as coisas mais fáceis! Vamos planejar essa tarefa!

Pegue um papel e divida a tarefa em pequenas partes que possam ser feitas em pouco tempo. Descubra parte do dia que você fica mais tranquilo e separe na sua agenda um tempo nesse horário para tocar o projeto.

Separar o projeto em pedaços é muito importante! Pensar em tarefas menores nos ajudam a quebrar a procrastinação! E um esboço das partes da tarefa, com um acompanhamento através de tiques ao lado das tarefas, vai nos estimular a continuar e servirá para mostrar aos nossos superiores que o projeto complexo ou não, está andando.

Quando você menos esperar o projeto estará terminado e colocado em prática.

Vamos para o ambiente doméstico. Digamos que você tem um projeto de construir um armário. É uma tarefa gigantesca para uma pessoa comum! Faça a lista das tarefas! 1. Medir as paredes. 2.ver os obstáculos como rodapés e colunas. 3. Desenhar o projeto. 4. Definir o local de compra do material. 5. Definir o orçamento mensal para compra do material. 6. Comprar parte do material. 7. Cortar material. 8. Lixar a peça. 9. Testar encaixes. 10. Pintar a peça. 11. Voltar ao passo 6 até que todo material tenha sido comprado. 12. Encaixar as peças e fixar no local definitivo. 13. Fazer ajustes finais. 14. Ganhar o agrado da esposa. E agora, vai montar o armário? Vai sair da procrastinação? Viu como o processo ficou mais simples. Não importa se vai demorar. Você venceu vários obstáculos no processo. O início do projeto tem custo zero. Toda parte financeira foi dividida ao longo do tempo. As primeiras partes provavelmente vão ser as que você vai fazer com mais prazer. Aa primeiras peças serão mais trabalhosas por que você ainda não tem a manha do serviço, mas com o tempo vai se tornar mais fácil o desenvolvimento. Quando menos esperar está com tudo montado e em seu lugar!

Como não Procrastinar

Agora vamos ao trabalho! Vamos deixar de procrastinar e iniciar as coisas que realmente precisamos fazer! Estarei aqui para te dar força. Use os comentários para desabafar e quem sabe pegar aquela dica que vai te ajudar!

Um grande abraço a todos!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *