Como conduzir equipes em momentos de crise?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Sabemos que com a economia instável, muitas vezes o empreendedor tem que saber lidar com as dificuldades financeiras que surgem. Não é fácil, bem sabemos disso, mas superar os empecilhos e ter uma mente ativa e aberta facilita a superação dos obstáculos!

Quando surgem as crises o líder representa um papel bastante significativo para sua equipe.Mas, comumente vemos os gestores se isolando em suas salas em busca de soluções deixando seus liderados perdidos sem saber que direção seguir.Esse tipo de atitude somente agrava a situação, pois além das dificuldades referentes ao negócio passará a ter problemas com seu grupo de trabalho que, por não ter orientação, passa a trabalhar desestimulado, sem atenção, cometendo erros constantes, quando não ocorre o desligamento de um membro.

É justamente nos momentos de crise que o líder necessita evidenciar sua habilidade de ultrapassar obstáculos, utilizar a comunicação de forma assertiva, manter seus liderados unidos e próximos de si, diminuindo deste modo o choque ocasionado pelas dificuldades do momento. A equipe precisa se engajar em busca da melhor solução e o líder precisa estar visível e disponível.

Como conduzir equipes em momentos de crise?

Atitude de líder eficaz

Um líder eficaz deve estar sempre disposto a enfrentar as dificuldades de cabeça erguida, especialmente por ter ao seu lado pessoas preparadas para momentos de crise. Por isso a importância de um gestor lapidar sua equipe em épocas de tranquilidade e habilitá-la para lidar com qualquer tipo situação, pois não é possível treinar pessoas em meio ao caos.

Sabemos que em períodos nebulosos é preciso tomar decisões de forma rápida e que os erros têm uma força maior, todavia é possível diante das adversidades manter uma postura proativa, mostrando sua capacidade e competência, afinal ser um bom gestor em tempos de bonança é normal, mas ser bom em momentos de crises é um grande diferencial.

Dicas para minimizar o impacto das crises

Não existe uma receita pronta para lidar com períodos de crise, porém algumas dicas podem ser seguidas para diminuir os transtornos ocasionados pelas turbulências nos negócios, vejamos a seguir:

  • Montar uma equipe preparada para lidar com grandes pressões, com capacidade de trazer soluções e opções criativas em qualquer ocasião;
  • Estar sempre engajado em atingir os objetivos, além de ser acessível a sua equipe;
  • Ser transparente mesmo quando as coisas não estiverem tão bem, assim é possível ter a confiança e o apoio de todos;
  • Manter-se na linha de frente, prevendo possíveis dificuldades, minimizando surpresas desagradáveis;
  • Incentivar a equipe a trabalhar sempre com superação e atitude positiva;
  • Disseminar a visão empresarial ajuda a manter o foco e o estímulo diante de crises, pois dá significado as ações;
  • Conduzir reuniões desafiadoras buscando tomar decisões com a ajuda de todos;
  • Tirar proveito das discordâncias de forma a encontrar soluções criativas;
  • Desenvolver a capacidade de se adaptar as constantes mudanças e estimular a equipe a desenvolver essa habilidade;
  • De vez em quando é bom tirar a equipe da zona de conforto, propondo novas metas e desafios, de forma a fortalecer a resistência a possíveis problemas;

Vale lembrar que as crises não fabricam bons líderes, elas somente mostram que tipo de líder você é!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *