Coaching empresarial para sócios: um diferencial competitivo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Os relacionamentos interpessoais fazem parte de quaisquer processos existentes, e o bom relacionamento e proceder é fundamental no papel social e também corporativo, ainda que hajam fortes diferenças de opiniões sobre dado aspecto, saber se portar em cada situação, é essencial. Hoje o foco é a respeito da relação entre sócios e como a mesma deve acontecer.

O comportamento dos sócios de uma empresa, em especial o relacionamento entre eles, pode levar uma empresa ao sucesso ou ao declínio, pois são os chamados donos do negócio que definem, ainda que de forma não planejada, as políticas da empresa, a cultura e o clima organizacional. Isso implica diretamente no jeito de agir de seus colaboradores e na forma como eles se relacionam com fornecedores e clientes.

Muitas vezes não são tomadas decisões importantes para o crescimento do negócio por problemas de relacionamento entre os parceiros. É aí que o Coaching empresarial para sócios pode fazer grande diferença. Essa modalidade é exclusiva para societários e tem como principal objetivo aumentar a comunicação e o nível de confiança entre os sócios.

Coaching Empresarial

Como funciona o Coaching para Sócios?

O processo de Coaching de modo geral é voltado ao desenvolvimento de pessoas e pode ser aplicado em todas as áreas da vida para ampliar habilidades e competências.

A variante para sócios utiliza ferramentas altamente eficazes para causar mudanças duradouras no relacionamento entre os executivos e consequentemente na empresa e em suas vidas, pois há uma forte correlação na esfera pessoal e na profissional. Quando ocorre o surgimento de uma nova habilidade ou importante mudança ao ambiente organizacional, com toda certeza essa alteração exercerá influência no âmbito familiar, financeiro e social.

Durante o processo de Coaching Empresarial para Sócios, são usadas técnicas que permitem avaliar e entender o cenário atual e definir o cenário futuro, o que se deseja alcançar. A partir desse ponto é possível traçar metas e meios para obter as mudanças comportamentais necessárias e estratégicas para o sucesso do negócio.

Não há como medir ao certo os resultados alcançados, pois estes podem variar de acordo com a disponibilidade e o comprometimento de cada sócio envolvido, mas comumente percebemos os seguintes efeitos:

ü  Aumento da rentabilidade do negócio;

ü  Sócios mais criativos;

ü  Aumento do ROI (Retorno sobre investimento);

ü  Aumento da qualidade de vida;

ü  Maior coerência entre discurso e prática;

ü  Melhoria nos processos organizacionais;

ü  Maior clareza na comunicação;

ü  Valorização dos colaboradores;

ü  Redução no nível de rotatividade de pessoal;

ü  Melhoria no clima organizacional.

7 dicas para ajudar a fortalecer a relação profissional

  1. Analisar e dividir de forma honesta a participação de cada sócio, levando em consideração o que cada um pode oferecer a empresa;
  2. Realizar a divisão de forma legal, documentada para evitar conflitos futuros;
  3. Levar em consideração as habilidades técnicas e comportamentais de cada sócio para a separação das tarefas;
  4. Ajustar as expectativas para que as estratégias possam ser preparadas de forma a atingir os objetivos da empresa;
  5. Ter consciência que ao tomar decisões importantes deve-se colocar o interesse da empresa acima das vontades individuais;
  6. Realização de reuniões com periodicidade pré-estabelecidas;
  7. Estar atento à opinião de todos os sócios, pois quando todos os pontos de vista são analisados há maior probabilidade de surgir boas ideias e soluções.

 

Visando estes pontos – conviver e trabalhar em sociedade passa a ser prazeroso, em vez de desgastante!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

2 comentários

    • Paulo Valle

      Cristina,
      O que você leu sobre Coaching empresarial é apenas mais uma postagem do nosso blog. Não se trata de uma propaganda para conseguir clientes.
      Se precisar de ajuda posso trazer a minha bagagem de contador e administrador para te ajudar.
      Valores vai depender muito da forma de trabalho.
      Meu escritório é no Recreio dos Bandeirantes no Rio de Janeiro.
      Dependendo da sua dificuldade podem os trabalhar via email tocando nos pontos mais importantes para seu desenvolvimento.
      Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *