Aumente a Produtividade com a Inteligência Emocional

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 Email -- LinkedIn 0 1 Flares ×

Muitos empregados trabalham em um ambiente em que vivem sobrecarregados, subvalorizado, além da concorrência no local de trabalho que muitas vezes é feroz.

Os líderes de negócios estão começando a perceber que essas emoções negativas entre os seus empregados não são saudáveis para a organização e suas perspectivas de sucesso. Muitos estão buscando maneiras de transformar emoções negativas em comportamento positivo e produtivo.

Pesquisas na área do comportamento humano indicam uma forte correlação entre inteligência emocional e desempenho no trabalho. Assim, muitas empresas estão enfatizando a inteligência emocional na contratação e nos programas de formação de equipes e na formação do quadro de profissionais.

Antes de falar sobre como a inteligência emocional pode aumentar a sua produtividade no trabalho, é necessário primeiro que você entenda o que é essa inteligência emocional.Inteligência Emocional

O que é a inteligência emocional?

A inteligência emocional reflete a capacidade do indivíduo para lidar com os desafios ambientais diários e ajuda a prever o sucesso na vida, tanto em atividades profissionais e pessoais.

As competências da inteligência emocional incluem empatia, intuição, criatividade, flexibilidade, resiliência, gestão do stress, liderança, integridade, alegria e otimismo, bem como habilidades de comunicação intrapessoal e interpessoal.

A inteligência emocional tem sido muito usada nas organizações e empresas como parte do processo de seleção de recrutamento para ajudar a identificar os funcionários com potencial de sucesso, ou seja, profissionais produtivos.

Ela também pode ser utilizada na identificação de habilidades emocionais e sociais para os programas de treinamento de funcionários e reforçar as capacidades de liderança no ambiente de trabalho.

O Papel da Inteligência Emocional no trabalho

Um crescente número de pesquisa demonstra que a inteligência emocional é um melhor indicador de “sucesso” do que as medidas tradicionais de inteligência cognitiva (QI).

O local de trabalho é um ambiente ideal para as pessoas a desenvolver as suas competências sociais e emocionais, como indivíduos são motivados a desenvolver essas capacidades em busca do sucesso e promoção.

O conceito é igualmente importante para os empregadores, como a produtividade da linha de fundo repousa sobre a inteligência emocional de toda a organização. Quando os executivos e funcionários trabalham para melhorar as capacidades em áreas em que eles são mais fracos, que beneficia toda a organização melhora a comunicação e aumentam a produtividade.

O nível de inteligência emocional de um indivíduo mostra as duas áreas de força e fraqueza. Assim, os indivíduos podem usar esta informação para desenvolver as áreas que necessitam de melhorias.

Como aumentar a produtividade usando a inteligência emocional

Você já observou alguns ambientes de trabalho algumas pessoas que parecem tão “juntos” emocionalmente? Estas são muitas vezes as pessoas que têm uma maneira de “manipulação” de si e dos outros, mesmo em situações desafiadoras. Esses indivíduos podem não ser necessariamente o mais inteligente, mas são muitas vezes o mais bem sucedido. Essas pessoas têm alta Inteligência Emocional.

Um ponto importante da relação entre inteligência emocional e produtividade, é que as pessoas mais produtivas são aquelas que tem um nível maior dessa inteligência. Mas qual o segredo por traz desse fato?

Bem as pessoas emocionalmente inteligentes não perdem tempo, não se lamentam e não ficam focadas nos problemas ou nos desafios que se apresentam a ela.

Essa pessoas partem para a ação, elas focam na solução e não no problema, elas não se desesperam quando o chefe lhe impõe uma tarefa difícil, elas simplesmente concentram suas energias para agir e ter resultado.

Então você deve estar se perguntando…eu posso ter essa inteligência ou a pessoa já nasce com ela? A grande notícia é que essa inteligência pode ser aprendida e desenvolvida.

Um dos objetivos da inteligência emocional é aperfeiçoar o autoconhecimento das emoções a fim de se fazer o uso mais adequado dessas emoções. Principalmente, em situações que exigem autocontrole. O desenvolvimento e o aprimoramento da inteligência emocional podem fazer uma diferença significativa.

Aqui apresento as três formas de desenvolver a sua inteligência emocional e aumentar a sua produtividade no trabalho.

  • Avaliação e expressão das emoções: esta etapa envolve a avaliação, com a finalidade de identificar o seu comportamento ou expressão, frente às diferentes situações da vida, desta forma a pessoa passa a reconhecer o seu ponto forte e o seu ponto fraco. Avaliando assim o que pode ser melhorado no seu comportamento.
  • Ajuste das emoções: se refere ao processo que o indivíduo deve desenvolver para ajustar as suas emoções, de acordo com a personalidade do outro.
  • Utilização das emoções: esta etapa envolve o planejamento, o pensamento criativo, atenção redirecionada e motivação. Nesta fase a pessoa já deve ter a capacidade para encararas situações de conflito, dificuldades e adversidades como uma escada para desenvolver as suas competências e não encara-las como um obstáculo ou uma barreira.

Ao saber identificar, ajustar e utilizar suas emoções, o seu tempo no trabalho será otimizado e você passará a ter mais foco na solução dos problemas, do que ficar perdendo tempo em coisas que vão consumir sua energia e seu tempo. Assim você se tornara mais produtivos e terá sucesso.

Se você gostou desse post compartilhe com seus amigos

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 Email -- LinkedIn 0 1 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *