Administre seu tempo usando a lei de pareto (80/20)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Entenda como funciona o método e fique por dentro das estratégias empresariais para aumentar a produtividade nos negócios e ainda gerenciar seu tempo

Todo empreendedor almeja alcançar o lucro do seu empreendimento em curto período de atividade. Porém, antes de planejar como adquirir os benefícios do seu trabalho, é necessário entender as métricas do processo de produção de uma empresa. Uma delas, muito conhecida no mundo empresarial é a Lei de Pareto 80/20, a qual estabelece que para muitos acontecimentos, 80% das consequências provém de 20% das causas.

O método de gestão de qualidade criado pelo romeno Joseph Muran, especialista em gestão de qualidade, foi em homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto. O conceito, na época em que foi criado, no ano de 1887 estava relacionada a distribuição de renda da Itália.Pareto considerava que cerca de 80% da riqueza do país estava sob controle de apenas 20% da população.

Numa tradução mais próxima do mundo empreendedor, apenas 20% dos clientes são responsáveis pelos 80% dos lucros de uma determinada empresa. Diante desse ponto, é possível esquematizar como priorizar os clientes específicos que podem trazer o ganho para o seu negócio.

Em uma outra interpretação, 80% dos problemas vem de 20% das causas, ou seja, ações direcionadas serão mais eficazes na resolução das questões.

Onde aplicar a Lei de Pareto

A lei pode ser aplicada em diversos tipos de empreendimentos distintos. No ramo das impressões gráficas, por exemplo, pode ser muito importante estudar o mercado e o perfil do seu cliente para saber de que forma ele trará serviço e posteriormente, rentabilidade no seu negócio.

Pense num exemplo simples. Atualmente você possui uma carteira de 500 clientes, dos quais 100 você considera clientes ativos. Se você estabelecer planejamento de produção para os principais, alguns vão crescer em faturamento, mas outros não. Ao passar do tempo, poderá ser constatado que a empresa pode ser um perfil com 400 clientes, sendo apenas 80 deles os mais lucrativos.

Em síntese, embora a empresa trabalhe com um número menor de clientes, estes número receberá seu produto ou serviço da melhor qualidade pois o empreendedor soube priorizar os clientes.

Outro exemplo da aplicação pode ser visto numa empresa de vendas de eletrodomésticos. Se a lei de Pareto for aplicada, será possível constatar que apenas 20% dos vendedores são responsáveis por realizar a maioria das vendas, totalizando 80% das comissões, e conseguem bater suas metas. Além de analisar a frequência de entrada de lucros, o resultado da Lei também baseia futuras decisões para demitir funcionários menos produtivos, ou seja, os colaboradores que não se empenham, poderão ser desligados através das estatísticas comprovadas através desse cálculo.

Principio de Pareto 80/20

Lei de Pareto e a Administração do Tempo

Após analisar a demanda de suas tarefas diárias e possível constatar qual mais te trará retorno lucrativo e pessoal. Portanto, se você investir seu tempo e dinheiro nas atividades que representam apenas 20%, as poucas, porém prioritárias, seus negócios trarão mais lucro e satisfação pessoal.

Vimos portanto que a Lei de Pareto pode ser aplicada nos negócios e trazer resultados analíticos, os quais baseiam prioridade de investimento, reorganização do quadro de funcionários, e administração do tempo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *