A importância do Recrutamento e Seleção de Pessoal para a empresa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

O Processo de Recrutamento e Seleção é o responsável por encontrar a pessoa certa para um determinado cargo e tem-se se tornado cada vez estratégico dentro do universo organizacional, uma vez que o fator humano é o maior responsável pelo sucesso.

Através da seleção de pessoal é possível identificar competências capazes de fazer a diferença dentro de um mercado que está em constante mudança. Mas, para isso o processo deve ser criterioso e feito com seriedade, evitando perda de tempo e prejuízos com contratações inadequadas.

Durante um procedimento de seleção é possível avaliar um candidato de forma completa, seus conhecimentos, suas habilidades e suas competências (CHA), além do seu comportamento diante de algumas situações passíveis de acontecer no dia a dia da função.

A importância do Recrutamento e Seleção de Pessoal para a empresa

Erros no processo de seleção

Alguns erros podem ser cometidos quando o recrutador não possui qualificação e/ou experiência na área. O tempo de cada etapa é precioso e deve ser bem aproveitado para seja identificado o melhor candidato para a empresa.  Vejamos a seguir atitudes que devem ser evitadas durante uma seleção:

  1. Falar mais do que o candidato – O recrutador deve falar o que precisa a respeito da empresa e do cargo, mas nunca deve exceder o tempo com as explicações. Esse momento é para fazer as perguntas certas e saber ouvir, caso contrário perderá a oportunidade de conhecer melhor o candidato;
  2. Não avaliar o currículo antes de iniciar o processo –fazer a triagem dos currículos é muito importante para evitar perda tempo. Durante as entrevistas é interessante ter as informações do candidato para assegura maior objetividade.
  3. Não cumprir o horário combinado – Atrasar a entrevista passa a impressão de empresa desorganizada e sem seriedade, então o ideal é organizar sua agenda para evitar que isso aconteça;
  4. Deixar de analisar competências comportamentais – Ainda que as competências técnicas sejam boas, habilidades como relacionamento interpessoal e trabalho em equipe são essenciais na busca por resultados.

Cuidados na escolha do candidato

A seleção de pessoas para uma vaga é uma tarefa que requer atenção aos detalhes e planejamento, pois lidar com pessoas diferentes e identificar a adequação de cada uma ao perfil do cargo e da empresa não é nada fácil. Por isso o profissional responsável deve tomar algumas precauções a fim de minimizar a possibilidade de escolha equivocada. Seguem alguns cuidados para o processo seletivo:

  • Tornar a seleção o mais discreta possível;
  • Definir em conjunto com o solicitante da vaga os requisitos necessários;
  • Ter clareza sobre o perfil técnico e comportamental almejado para a vaga;
  • Conhecer a missão, a visão, os valores e as políticas da empresa contratante para escolher o candidato que mais se adéqua;
  • Realizar o processo em conjunto com o solicitante da vaga para aumentar a possibilidade de acerto na hora da escolha.

É importante lembrar que o recrutamento e seleção têm papel fundamental nos resultados alcançados por uma empresa e que o processo pode torná-la competitiva através dos talentos encontrados. Assim alcançar o sucesso é apenas questão de saber quem escolher e por que escolher!

Sucesso e Boa Sorte!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

1 comentário

  1. Luciana Tumba

    Bom dia,

    Escrevo esta mensagem pra obter informacao de quanto custa para anunciar e recrutar uma pessoa em Sao Paulo pra recrutar estudantes pra uma universidade em Vancouver, Canada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *