A importância do capital intelectual para uma organização

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Vivemos em um mundo que mudou com o passar do tempo, de fato as coisas evoluiram e a modernidade exigiu ainda mais de nossa parte, iniciativas essenciais para qualquer ser humano.

Para quem deseja ter sucesso, só a força física não conta, álias, em muitos casos a força bruta por assim dizer, de músculos e tendões, nem são tão necessárias, já a inteligência é o grande graal do sucesso!

Entende-se por capital intelectual toda e qualquer informação que seja convertida em conhecimento. É o conjunto de habilidades e experiências adquiridas ao longo da carreira de um profiossional que gera valor, quando usado em favor da empresa em que trabalha.

Se nos primórdios a demanda era por trabalho braçal, onde a força física era o requisito mais procurado, nos dias atuais tem-se percebido um aumento da valorização do capital intelectual. As empresas estão começando a entender que os recursos humanos é o bem mais valioso para o negócio, pois o conhecimento que vem dos funcionários, quando estimulado e enriquecido pela organização, se tranforma em um ingrediente importante para qualquer empreendimento.

capital Intelectual

A era da informação

Essa era tem como resultado mais importante o conhecimento adquirido a partir do aprendizado e das experiências vividas.Somos bombardeados por informações a todo o momento, a velocidade com que recebemos vídeos, fotos e mensagens sobre os mais diversos assuntos é surpreendente. No entanto, a informação que recebemos só é válida quando transformada em conhecimento.

A economia gira em torno da comercialização de artigos intangíveis, frutos do conhecimento que tem sua gestão considerada como um diferencial competitivo, uma solução estratégica que influencia todos os processos de uma empresa. Por este motivo as organizações estão tomando consciência de que para haver inovação e desenvolvimento é preciso ter pessoas motivadas e dispostas a utilizar seus conhecimentos em favor do crescimento organizacional.

Sendo assim,uma empresa para oferecer produtos e/ou serviços de qualidade deveser formada por profissionais devidamente qualificados, com conhecimento e experiência na área em que atuam. Daí surge a necessidade de se criar meios para treinar os colaboradores para que estes se tornem autogeridos, patrocinadores de sua própria qualificação, garantindo maior competitividade.

Educação corporativa

Segundo Jeanne Meister (1999), a necessidade de respostas urgentes às constantes mudanças, juntamente com o conhecimento como alicerce para a constituição de riqueza e a questão da empregabilidade, criaram um engajamento empresarial em desenvolvimento de pessoal como novo artifício na geração de vantagem competitiva.

Muitas empresas têm investido na elaboração de programas de educação corporativa, um projeto voltado à formação de funcionários que tem como objetivo proporcionar uma educação continuada e desenvolver novos conhecimentos focados nas estratégias organizacionais.

Seguindo essa linha são oferecidos desde cursos de educação básica até pós-graduação lato sensuetambém cursos técnicos como informática e língua estrangeira, de acordo com as necessidades da empresa.

Veja a seguir algumas vantagens da educação corporativa:

  1. Conteúdos totalmente voltados às necessidades da empresa;
  2. Fortalecer a cultura, a política e os valores organizacionais;
  3. Gerenciar mudanças, minimizando a resistência na inserção de novos procedimentos;
  4. Delinear as futuras decisões empresariais;
  5. Direcionar os futuros líderes para atender a estratégias da empresa;
  6. Gerar maior valor para a organização através do capital intelectual;
  7. Alcançar melhores resultados;
  8. Construir uma equipe mais motivada e produtiva;
  9. Colaborar para a imagem da empresa perante a sociedade;
  10. Ensino com ênfase na prática;

Com essas descrições fica mais fácil para você compreender a real necessidade do capital intelectual e de como seu estímulo é primordial para a sobrevivência e o desenvolvimento de qualquer organização!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *