A Força da Criatividade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Toda pessoa tem dentro de si um potencial criativo. A criatividade pode vir de um cenário cultural/social ou genético. Sim, a criatividade pode correr no sangue de muitas pessoas, assim como pode faltar dos genes de muitas outras.

Os ambientes escolares, familiares e organizacionais são parte do desenvolvimento que impulsiona a criatividade do ser humano, eles são os fatores de estímulo para o aumento, ou não dos níveis de talento da criação de cada indivíduo.

Em minha opinião todo ser humano tem um lado criativo, a depender daquilo que lhe interessa. Por exemplo, pessoas que gostam de música vão sempre estar fazendo barulhos com a boca, batendo em alguma “lata” ou cantando uma música, essas pessoas podem criar com facilidade letras e melodias, já pessoas que gostam de trabalhar com as mãos, como o trabalho de artesanato, se interessará por renda, bonecos de tecido, toalhas de mesa, entre outros itens de decoração; pessoas que gostam de criar, geralmente tem o sentido mais aguçado, elas observam tudo ao seu redor para ver o que daria para fazer com isso ou aquilo, seus olhos vagueiam pelos cantos, pelas faixas, pelos quadros e milhões de coisas passam por sua cabeça.

A força da Criatividade

Pessoas criativas

Pessoas criativas conseguem raciocinar rápido, elas também podem utilizar muitos recursos ao seu favor.

Por exemplo, eu gosto muito de música, mas a maior parte do meu tempo passo sentada escrevendo artigos para um universo de pessoas, quando me falta inspiração busco na melodia o toque do qual preciso para que as palavras tenham vida, para que o entendimento transmita o sentimento que estou vivenciando.

A criatividade foi feita para ser exercida e apreciada, porém, nem sempre ela está tão aprimorada e sensível e por isso existem os mecanismos de estímulos que ajudarão nesse processo!

Por exemplo, você deseja que sua equipe tenha um melhor ânimo e criatividade, uma das ideias a serem aplicadas é envolvê-los em dinâmicas que possam agrupá-los em uma sintonia propícia, em uma energia que os levem a conhecerem-se a sim mesmos e também a canalizar o que tem de melhor. Nesse processo você pode utilizar recursos audiovisuais, músicas, ou dinâmicas que envolvam os talentos e habilidades de cada um.

 A força que a criatividade tem

 A criatividade tem uma força tremenda, capaz de transformar situações e alavancar empreendimentos. Aquele que sabe utilizar bem a criatividade consegue usar tudo ao seu redor como ferramenta, até mesmo as dificuldades servem como alicerce.

A criatividade traz progresso e modificações, esse termo significa dizer, aprimorar, criar, renovar, motivar, tudo isso é um estímulo para a produtividade.

 Ative sua criatividade!

 A criatividade precisa ser ativada e alguns métodos podem proporcionar isso, como exemplo:

  •  Seja mais curioso, pesquise, busque conhecimento, aprenda novas técnicas para desenvolver algo.
  • Anote tudo o que for necessário, datas, programações, as ideias rotineiras, algo que você viu na televisão que inspirou; algo que você viu em uma viagem e até mesmo um sonho, às vezes isso pode ser um campo aberto para a inovação e irreverência.
  • Pense de várias maneiras, isso funciona como se você mudasse algo de posição, como um quadro, por exemplo… Com ficaria se você o colocasse de cabeça para baixo? Que tipos de imagens você conseguiria enxergar?! Outras formas surgiriam?!
  • Ser criativo não tem nada a ver com fazer algo de todo jeito, até mesmo à criatividade necessita de planejamento, ela nada tem a ver com desorganização.
  • Tenha uma vida mais equilibrada, tenha bom ânimo, seja otimista, pois tudo isso favorece o bom humor e o entusiasmo pela vida e pelas coisas, ajudando assim nas explosões de ideias e inspirações, portanto, faça da sua vida uma constância de bem-estar e felicidade, pois jamais colheremos figos dos abrolhos! Isso é o mesmo que dizer que jamais colheremos frutos daquilo em que não nos empenhamos; daquilo em que não colaboramos!
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Email -- LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *